8 atitudes para manter amizades duradouras

with Nenhum comentário

Quem não gosta de ter alguém para compartilhar boas risadas e momentos felizes? Mas além disso, a amizade verdadeira é aquela que está com você nos piores momentos e muitas vezes as pessoas se frustram e se perguntam como manter amizades? Mas existem muitas dicas de amizade verdadeira que vão te ajudar a manter e refletir sobre o que é necessário para ter um “best friend” para todas as horas.  

Uma pedra no caminho para quem busca fazer novas amizades é a falta de iniciativa, por achar que o outro deve se mostrar amigo primeiro, além de muitas vezes ter receio de não ser o que esperam, o que pode nos impedir de conhecer outras pessoas. Veja abaixo alguns empurrõezinhos para te ajudar a ganhar esse presente que é a amizade:

1- Crie oportunidades

Todo lugar é uma oportunidade para fazer novas amizades. Em suas folgas tente frequentar lugares que combina com você e a chances de encontrar pessoas parecidas e que tenham os mesmos gostos só aumenta.

2- Tenha iniciativa

Já pensou em se apresentar para alguém que aparentemente considere interessante? Isso mesmo! Apresente-se. De repente você consegue uma amizade longa em uma fila do supermercado, em um ponto de ônibus ou em algum restaurante. Fique atento as oportunidades para conhecer pessoas novas.  

3- Aproxime-se

Após conhecer um suposto amigo(a) tente se aproximar da pessoa e ser uma boa companhia. É necessário criar laços e ver o que possuem em comum e explorar isso de forma natural e de preferência fazer algo que seja prazeroso para ambos e serão nesses momentos que vão surgir as primeiras histórias dessa grande amizade.

4- Não fale tudo sobre você

Não abra o jogo logo de cara. A confiança é ganhada com o tempo, muitas pessoas se frustram pois abrem a vida logo no início e contam tudo, mas como existem pessoas boas existem pessoas que fingem ser boas. Por isso, espere e conheça primeiro antes de confiar totalmente.

5- Saiba escutar

É muito bom quando temos alguém para escutar nossas angústias e melhor ainda quando somos essa pessoa. Além de falar sobre você aprenda a escutar os outros. Essa troca é fundamental para estabelecer vínculo e para amizades duradouras e recíprocas.

6- Seja sincero

Se você quer estabelecer uma amizade sincera é bom que sempre fale a verdade, até mesmo quando sua amiga(o) não estiver com uma roupa legal e pede sua opinião. É bom que a sinceridade esteja nesses detalhes, mas claro, ser sincero não é desculpa para ser grosseiro(a), certo?

7- Seja presente

É tão bom ter alguém para contar e são poucos que estão ao nosso lado nos momentos difíceis, não é? Contamos nos dedos quem está presente no nosso dia a dia. E quando temos amizade de longa data às vezes esquecemos de dar aquela atenção, mas é importante se fazer presente mesmo com um bom tempo de amizade e é nessa fase que a amizade será testada e a confiança fortalecida.

8- Demonstre carinho

Quando temos um “best friend” que já passou por todas as dicas anteriores fica mais fácil demonstrar carinho, não é? Algumas pessoas sentem dificuldade, mas não precisa necessariamente falar o quanto seu amigo(a) é importante é preciso demonstrar em pequenas ações do dia a dia, como perguntar como foi o trabalho, estar presente em momentos difíceis, incentivar, dar bons conselhos e, de vez em quando, um presentinho.

Depois dessas dicas sobre amizade fica muito mais fácil manter amizades duradouras e que são verdadeiras, não é mesmo? Se você não encontrou um bom amigo(a) as dicas vão te ajudar muito. Existem muitas pessoas  legais por aí com muitas coisas em comum com você, basta apenas se permitir conhecer e saber a hora de confiar. Veja alguns benefícios que a amizade traz para te inspirar e fazer com que reflita se suas escolhas atuais tem te feito bem:

  • Diminui o estresse;
  • Melhora o humor;  
  • Diminui chances para Depressão;
  • Permite mais momentos felizes do que tristes;
  • Nos fortalecem em dias ruins.

Existem muitos benefícios e a verdade é que ninguém consegue ficar sozinho por muito tempo e para isso existem os amigos, não para serem perfeitos, mas para trazer alegria, motivação e boas risadas na maior parte do tempo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *