5 motivos para praticar atividades físicas regularmente

with Nenhum comentário
a-foto-mostra-o-close-de-pernas-femininas-pulando-corda.-a-mulher-esta-usando-tenis-de-academia-e-ao-fundo-é-possivel-ver-dois-homens-sentados-após-treinar

O hábito de praticar atividades físicas proporciona muitos benefícios, além de promover bem-estar físico e mental, a prática regular de exercícios físicos colabora em melhorias na circulação sanguínea, no funcionamento do coração, na respiração e nos hormônios. Por trazer melhorias variadas para diversos aspectos do organismo, acabam ajudando no aumento da expectativa de vida.

Os exercícios físicos aeróbicos estão entre os que mais beneficiam o corpo. Confira a seguir alguns exemplos e quais os benefícios da atividade física para a saúde:

Caminhada

Trata-se de uma ótima opção para quem está iniciando as atividades físicas na rotina. Ela abrange diversas vantagens para o corpo. Qualquer pessoa pode (e deve) caminhar, pois o exercício não possui restrições físicas sérias.

O custo dela é extremamente baixo, visto que pode ser realizada em qualquer lugar e não necessita de aparelhos específicos. O que costuma ser indicado é o uso de um bom tênis para o exercício. É possível começar caminhando por menores tempos e ir aumentando a carga horário progressivamente, bem como a intensidade dos passos.

Bicicleta

A atividade contribui tanto para o bem-estar físico quanto para o mental. Um dos motivos para praticar esportes como esse é que ele promove, entre outras melhorias, o fortalecimento da região das coxas e nádegas, que são propensas a acumular gordura e flacidez.

O funcionamento cardiovascular também é afetado com melhorias. Para andar de bicicleta e beneficiar-se do que a prática pode promover é importante atentar-se à postura: coluna reta, abdômen contraído e pernas devidamente flexionadas. O treino pode ser realizado em qualquer local. No entanto, costuma-se indicar a procura de locais como parques e ruas mais tranquilas.

Ioga

A ioga propõe o domínio das capacidades corporais por meio da mente e vem ganhando cada vez mais adeptos. Isso porque o exercício promove uma série de melhorias para o organismo, tais como:

  • Tonificar os músculos;
  • Promover mais alongamento dos seus praticantes;
  • Manter a coluna flexível e saudável;
  • Equilibrar corpo e mente.

Praticar ioga também altera o sistema energético, responsável por administrar atividades físicas e mentais.

Atividades físicas e benefícios

Saiba a seguir 5 motivos para praticar atividade física e quais os benefícios da atividade física para o corpo:

Melhora a imunidade

A pessoa com uma vida ativa tem maior capacidade de evitar doenças. De acordo com algumas pesquisas, sabe-se que aproximadamente 28% das mortes relacionadas às doenças crônicas estão ligadas ao hábito do sedentarismo. As atividades físicas e saúde estão diretamente ligadas.

O exercício físico faz com que as células de defesa do organismo aumentem de número. Essas células fazem parte do sistema imunológico, que tem como responsabilidade assegurar que o corpo fique livre de agressores que causam problemas indesejados.

Auxilia na memória e evita o desenvolvimento de Alzheimer

O ato de se exercitar faz com que o fluxo sanguíneo do corpo aumente, gerando mais circulação de nutrientes e oxigenação para o cérebro. É por isso que ocorre um aumento nas atividades dos neurotransmissores e, portanto, melhoras relativas à memória e ao desempenho cognitivo.

Porque praticar exercícios físicos na terceira idade é um questionamento que pode ser realizado por muitas pessoas. As atividades físicas na terceira idade ajudam a evitar no aparecimento de diversas adversidades, pois durante os exercícios os músculos produzem irisina, hormônio que possui o papel de proteger o cérebro, ajudar na comunicação dos neurotransmissores e restaurar falhas de memórias. Os exercícios preservam, ainda, o volume do hipocampo, uma das partes relacionadas e afetadas no transtorno de Alzheimer.

Reduz ansiedade estresse e depressão

Atividades físicas e qualidade de vida também andam juntas. Isso porque o hábito estimula a produção de endorfina, substância ligada à sensação de bem estar e que, portanto, alivia sintomas de transtornos como o estresse e a depressão e normaliza níveis da ansiedade. Outras substâncias como a serotonina e a noradrenalina também estão envolvidas nos processos que se referem ao humor e atividade física.  

Promove melhorias na autoestima e nas relações sociais

Os indivíduos que possuem o hábito de praticar exercícios na rotina do dia a dia geralmente são pessoas que possuem mais energia e, portanto, maior produtividade. Os exercícios colaboram em nos conservar com mais ânimo ao longo do dia, afastando a desatenção e sono durante o expediente de trabalho.

Por proporcionar mais disposição, é comum que a autoestima também se eleve, fazendo com que exista uma melhora nos relacionamentos interpessoais. Uma pessoa com autoestima em dia possui mais vontade de ter um convívio social e tem mais confiança em aproximar-se das outras pessoas.

Melhora a qualidade do sono

As pessoas que praticam exercícios físicos dormem mais rápido, pois o corpo precisa e consegue relaxar e descansar. O sono desses indivíduos, geralmente, têm mais qualidade e costuma ser contínuo. Diretamente proporcional à qualidade do sono, a qualidade de vida, portanto, também é otimizada.

Para que exista melhor proveito dos benefícios promovidos pelos exercícios físicos, o mais indicado é sempre buscar ajuda profissional. O médico realizará exames para detectar possíveis limitações e, assim, indicar quais os exercícios mais indicados para seu perfil. Além disso, o acompanhamento de um educador físico também é indicado, pois se trata do profissional qualificado para prescrever e acompanhar as atividades físicas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *