Quatro dicas essenciais para equilibrar a saúde mental e física

with Nenhum comentário
homem de frente ao mar com os pés em posição de yoga e os dois braços para cima,apontando para o céu - saúde

É consensual dizer que o maior bem de qualquer ser humano é a saúde. Se ela está intacta, é possível realizar bem todas as atividades vitais como se locomover, praticar atividades físicas, dar atenção a quem se ama e trabalhar. 

Uma boa saúde está muito além da parte estética, como normalmente é associada. A beleza é sim importante, mas deve ser uma consequência de corpo e mente saudável, caso contrário, não vale de nada. 

É muito comum ver a saúde ser associada a beleza e também ser dividida em duas partes: corpo e mente, quando na realidade são complementares e devem ser cuidadas igualmente. Aliás,uma está ligada diretamente a outra. Saiba disso agora com essas 4 dicas para saúde física e mental se manterem em equilíbrio:

1- Pratique atividades físicas regularmente

A prática de atividade física nada tem a ver com músculos tonificados ou seguir os padrões de beleza impostos pela sociedade. Atividades físicas regulares obviamente são essenciais para o equilíbrio físico e mental.

Os exercícios estimulam hormônios como dopamina e irisina, ou seja, garantem ao cérebro um melhor funcionamento, além de deixar a pessoa mais disposta e feliz, como já comprovado pela ciência em inúmeros estudos.

2- Viaje com frequência

De acordo com diversos estudos, viajar é uma atividade que garante corpo e mente sã! Os benefícios são os mais variados possíveis e os que se destacam são: redução significativa do estresse, melhora da saúde mental, melhora na forma física, aumenta a expectativa de vida e ainda faz bem ao coração. Independente das viagens serem curtas ou longas, o que interessa à saúde física e mental é visitar novos lugares e se conectar com novas culturas. O cérebro agradece.

3- Perca tempo com você

Isso parece estranho, né? Mas na realidade não é nem um pouco. Há um ditado que diz a seguinte frase ‘’tempo que você gosta de perder, não é tempo perdido.’’ Essa famosa frase diz respeito à sensação de flow.

Flow é um estado de desafio x habilidade. Por exemplo, quando o desafio é claro e a pessoa acredita que pode alcançá-lo mesmo que seja difícil, o cérebro entra nesse estado. Diversas situações colaboram pra isso acontecer, seja praticando um esporte, no trabalho ou qualquer outra atividade que o prazer e o desafio estejam caminhando juntos. O estado de flow coloca corpo e mente em harmonia e, portanto, saúde física e emocional em equilíbrio. 

4- Cuide da alimentação

Uma boa dieta, apesar de ter sido mencionada por último, é um dos primeiros passos para uma saúde melhor. A boa alimentação reforça o sistema imunológico, previne doenças (também é fundamental na cura), além de garantir o bom funcionamento do corpo e mente, melhora o humor, o sistema digestivo e o andamento do organismo, fornece disposição e melhora a qualidade do sono. Outras dicas valiosas de como ter uma boa saúde física e mental são:

  • Dormir de 7 a 8 horas por noite;
  • Não exagerar nos estimulantes (café, por exemplo);
  • Não ingerir álcool em excesso;
  • Ler um livro;
  • Encontrar-se com amigos sempre que possível.

Corpo e mente não devem ser tratados como se fossem partes diferentes. A grande verdade é que os dois caminham juntos, e uma boa saúde para o corpo resulta em boa saúde mental e vice versa.

Todas essas dicas são muito importantes para manter mente e corpo em harmonia, e todas as pessoas que possuem boa saúde, com certeza as integram em suas vidas, independente de qualquer coisa. 

O dia a dia proporciona eventos maravilhosos e outros nem tanto. Isso reflete diretamente na saúde e na maioria dos casos sem que seja perceptível. Olhar para si em meio a essa agitação e tentar melhorar pessoalmente, por menor que seja esta mudança pode fazer muito bem à saúde.

O acompanhamento profissional é indispensável a fim de obter uma bela saúde, consultas regulares com um psicólogo são fundamentais para a prevenção e também para o tratamento de qualquer complicação relacionada à mente. Já para o corpo, visitar um nutricionista para saber quais são as necessidades do físico e garantir o seu perfeito funcionamento. Lembrando que: mente e corpo não são dessemelhantes, eles trabalham sempre juntos e devem ser priorizados. Somente os dois em conjunto podem levar qualquer pessoa ao vigor pleno, e o melhor, garantir a felicidade e uma vida longa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *