Como controlar a ansiedade no trabalho em 5 exercícios

with Nenhum comentário
Texto- Homem em frente ao computador tabalhando e escutando música com um fone de ouvido e no fundo uma janela com o céu aparente

Presente na vida de muitos profissionais, a ansiedade é um transtorno psicológico que tem se tornado mais comum dentro das empresas. Ambientes desorganizados, cobrança excessiva de prazos e metas resultam na sobrecarga e o resultado acaba sendo a ansiedade e estresse. A forma como o gestor trata seus liderados, influência no estado emocional deles podendo desencadear, além da ansiedade, nervosismo e ataques de pânico.

Aqui você vai aprender 5 exercícios diários, importantes para mudar o cenário dentro da sua vida pessoal e no trabalho, proporcionando um lugar mais agradável e que se sinta bem, além de motivar a equipe toda, pois quando atuam em um local harmonioso tendem a ser mais felizes e a render mais.

1- Relaxar ajuda a combater a ansiedade no trabalho

Pode parecer óbvio, mas muita gente se esquece de que relaxar é primordial para se levar uma boa vida. Tire um tempo pra você todos os dias ou o máximo de vezes que conseguir na semana. Seja sair com os amigos, ficar em casa com o cachorro ou comer a comida favorita, não importa o que seja, desde que lhe proporcione momentos de prazer e relaxamento. Essa é uma forma de descarregar as más energias e o cansaço.

2- Beba bastante água

Muita gente não sabe, mas hidratar-se tomando bastante água mineral ajuda a combater a ansiedade e o nervosismo. Isso acontece porque uma água mineral natural de boa qualidade conta em sua composição com magnésio e lítio e, estes, contribuem para o controle e fim desse problemas.

3- Organização é tudo!

Estar em um local bagunçado nos dá a sensação de perda de controle, seja no trabalho ou em casa. Por isso tire um tempo na empresa para organizar todo o seu material de trabalho, mexa nas coisas a volta também, quanto mais organizado, melhor. Isso também vale para a sua casa. Feito isso, vai se sentir mais satisfeito.

4- Defina suas prioridades

Você anda perdido com tantas atividades? Então é hora de planejar melhor o seu dia. Separe tudo o que for prioridade, estas deverão ser cumpridas primeiro.

5- Procure ajuda de um profissional

O momento de pedir ajuda profissional é quando você percebe que chegou em estado de ansiedade mais avançado. Com especialistas na área, você terá a oportunidade de entender o que está te causando esse distúrbio e, assim, tratar adequadamente.

Entenda a relação entre ansiedade e medo

Podemos definir o medo como um sentimento automático de que se está em perigo, isso pode levar até a ataques de pânico. A ansiedade é uma resposta emocional provocada por esse medo que sentimos de alguma situação. Sempre que isso acontece, nosso corpo acaba criando muita tensão por querer antecipar as coisas que acontecem. Nesse sentido, podemos dizer que os dois andam sempre lado a lado, um puxando o outro.

Assim também acontece entre ansiedade e panico. Pessoas que sofrem de ansiedade são muito propícias a terem ataques de pânico. A frequência desses ataques vai depender muito do nível de ansiedade em que se está no momento.

Como agir diante de um ataque de pânico?

Quando perceber que está sofrendo de pânico, o importante é se concentrar na sensação, – uma vez que ela é automática, ou seja, não é algo consciente – e que nesse momento você se concentre na respiração, mantenha o controle da mesma, sem pressa. Depois, sente em algum lugar que se sinta confortável e comece a relaxar os músculos mais tensos, como a nuca, os ombros e os braços. Nada de ficar em lugares fechados, se possível vá até uma varanda ou algum local com luz e boa circulação de ar, afrouxe as roupas se preciso. É primordial que você esteja aconchegado.

Essas dicas são válidas também, caso seja preciso que você ajude alguém nessa situação. Por isso é importante informar-se sobre este problema que é algo que faz parte da vida de muitos brasileiros, principalmente no ambiente de trabalho.

Conheça a ansiedade social sintomas

Este tipo de ansiedade é a menos conhecida e a mais negligenciada. Como o próprio nome já diz, ela vem de uma situação social, onde o indivíduo se sente desconfortável e com receio de interagir com os outros.

É difícil para quem sofre com esse distúrbio se apresentar em público, ou mesmo almoçar em um local com muito movimento. Ansiedade social faz com que sinta medo dos julgamentos, críticas ou avaliações negativas. Os principais sintomas físicos são:

  • Boca seca;
  • Falta de ar;
  • Náuseas;
  • Tremores;
  • Transpiração excessiva;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Esquecer constantemente o que ia dizer;
  • Tonturas.

Se você se sente assim em situação que é exposto ao público, então está na hora de procurar ajuda de um psicólogo ou especialista da área. Quanto antes realizar as consultas e exames, mais cedo pode-se tratar este mal e recuperar a sua qualidade de vida.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *