Como manter uma boa alimentação diária com praticidade

with Nenhum comentário
close-de-uma-torrada-com-pedaços-de-salmao-cru-cebolas-roxas-e-outros-ingredientes.-uma-pessoa-esta-salpicando-cebolinha-em-cima-da-refeicao

A ingestão de alimentos promove energia para que o corpo possa realizar as atividades do cotidiano da melhor forma. Para que seja realizada de forma saudável, é importante equilibrar as refeições com todos os nutrientes necessários, como as proteínas, fibras, gorduras, carboidratos e água. Cada um desses elementos possuem importantes funções, que são:

  • Proteínas: responsáveis por praticamente todas as funções celulares;
  • Fibras: colaboram normalizando o funcionamento do intestino, além de controlar o colesterol e a glicose do sangue;
  • Carboidratos: fornecem energia para o organismo;
  • Gorduras: auxilia no transporte das vitaminas, além de fornecer energia para o metabolismo;
  • Água: auxilia no transporte de substâncias e hidrata o organismo.

Para ter qualidade de vida, a união entre manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e equilibrar a dieta é essencial. Acompanhe, a seguir, dicas super úteis para alimentar-se bem e com praticidade:   

Beba água

Para manter o corpo hidratado, uma boa dica é andar com uma garrafinha para todos os lugares que for. Dessa forma, basta reabastecê-la sempre e, mesmo que beba a água de pouquinho em pouquinho, o importante é estar sempre fornecendo a quantidade que o organismo precisa para manter-se saudável.

Carregue lanchinhos saudáveis

Essa é uma boa dica de como manter uma alimentação saudável na rotina. Frutas e lanches com pães integrais e patês são boas opções para facilitar a alimentação durante o dia. No espaço de tempo entre as refeições principais, é necessário realizar pequenas alimentações para que o corpo fique nutrido e consiga realizar todas as atividades do dia.

Os lanches saudáveis também ajudam no costume que muitas pessoas possuem de pular refeições, fazendo com que o organismo sinta fome. Dessa forma, eles colaboram evitando possíveis erros na alimentação.

Tenha boas noites de sono

O sono promove descanso de todo o corpo e renovação das células que sofrem desgastes variados ao longo dos dias. Para conseguir ter boas noites de sono, o ideal é realizar a última refeição cerca de três horas antes de ir deitar. Isso se deve ao fato desse período de tempo ser o necessário para que o organismo consiga concluir a digestão.  

Deixe nuts na bolsa

Castanha, amêndoa, pistache, castanha de caju e nozes: essas são algumas das opções de nuts existentes no mercado. Tratam-se de ótimas opções para nutrir o corpo com gorduras boas, proteínas, vitaminas, antioxidantes e fibras. Você pode montar saquinhos com as várias opções que existem e carregar na bolsa.

Atenção nas compras de mercado

O início da conscientização saudável acontece no supermercado. A praticidade que os produtos industrializados oferecem pode fazer com que as pessoas passem a optar por eles, o que é um erro em relação à saúde do organismo, visto que a grande maioria desses alimentos não possuem os componentes nutricionais que o corpo precisa. Por isso, preste atenção no seu carrinho de compras, analise o que tem costume de comprar e mude sua lista de compra para produtos mais naturais e frescos.

Rotina corrida: como ter uma boa alimentação diária

Com o dia a dia cada vez mais cheio de afazeres e prazos a serem cumpridos, deixar a alimentação a desejar pode se tornar um hábito comum. Quem nunca deixou de almoçar para comer algo rápido na frente do computador, enquanto trabalhava? Ou então saiu da empresa às pressas e, no caminho para a faculdade, comeu um salgado ou lanche na rua? Essas atitudes com certeza já aconteceram, pelo menos uma vez, em algum momento da vida de todos nós.

Aproveite a facilidade das marmitas

Mas possuir uma rotina corrida não deve servir de desculpa para ter uma má alimentação. Uma das principais dicas para manter uma boa alimentação é montar marmitas e congelá-las para ir comendo ao longo da semana.

Você pode cozinhar um dia da semana e separar pequenas porções para ir descongelando conforme for necessário. Essa técnica facilita muito na correria do dia a dia. Para que elas sejam saudáveis e forneçam os nutrientes que o organismo precisa para funcionar da melhor forma, o indicado é que tenham os seguintes grupos de alimentos: os macronutrientes, que são os carboidratos como mandioca, batata doce, arroz integral, macarrão integral e carnes, e os micronutrientes, como legumes cozidos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *