7 passos que vão ajudar você a atingir suas metas

with Nenhum comentário

Pensar em metas para conquistar determinados objetivos e sonhos é um hábito comum entre as pessoas. No entanto, apesar de ser fácil sonhar, é necessário que exista disposição e foco para defini-las e cumprí-las. É comum que, durante o processo de busca para alcançá-las, as pessoas se percam ou fiquem confusas.

Para que você não fique perdido no momento de organizar-se e consiga alcançar o que deseja, reunimos alguns passos a seguir. Confira:

1 – Metas e objetivos bem traçados

Lembre-se que a pessoa que não possui bem definido o que procura, dificilmente percebe quando o encontra. Por isso, trace seus objetivos de forma clara. Pense a fundo sobre cada um deles, e quais metas utilizará para que consiga alcançá-los.

É importante entender, também, a diferença entre objetivos e metas. Objetivo é aquilo que se deseja alcançar. Meta é o tempo estimado e os meios utilizados para alcançar o objetivo desejado. Por exemplo: meu objetivo é realizar uma viagem internacional no final do ano. Minhas metas pessoais para alcançar tal objetivo é tirar o passaporte e o visto, e conseguir economizar um determinado valor durante uma certa quantidade de meses.

2 – Tenha comprometimento e determinação

A partir do momento que traçar aquilo que deseja, tenha em mente de que será necessário comprometimento para tornar realidade. Empenhe-se para fazer tudo o que precisar para alcançar seu sonho.

De acordo com especialistas, pessoas que compartilham seus objetivos para amigos e familiares costumam ter dez vezes mais chances de alcançar o que está buscando. Isso acontece porque além do comprometimento pessoal, ficamos focados em não mostrar fraqueza e em fazer um bom trabalho, mostrando capacidade para as outras pessoas. Por isso, comente com pessoas de sua confiança para estar ainda mais comprometido e determinado em relação àquilo que está buscando.

3 – Melhore hábitos do dia a dia

Tenha claro em sua mente que você é a pessoa principal para conseguir conquistar o que deseja. E isso inclui tudo o que você pensa, a forma como age e os hábitos que desenvolve. Por isso, perceba quais hábitos são favoráveis para chegar onde se deseja e quais hábitos se mostram desfavoráveis. Altere os costumes que forem necessários e lembre-se de alinhar o cuidado entre o corpo e a saúde mental, eles deverão estar funcionando em equilíbrio e harmonia para que seja possível alcançar seus objetivos.

4 – Planejamento

Caso seu objetivo seja relacionado à metas financeiras, saiba que ter um planejamento é imprescindível. Uma boa dica é criar planilhas com as metas em valores para acompanhar e completar conforme os dias passam. Dessa forma, você terá o caminho de seu objetivo

traçado de forma detalhada e eficiente.

5 – Revise tudo semanalmente

Para estar firme e decidido em seus objetivos e metas é importante estar em contato, a todo momento, com o que definiu. Por isso, crie o hábito de revisá-los ao menos um vez na semana, verificando tudo o que foi realizado e também aquilo que poderia ter sido feito de melhores formas. Uma boa dica é criar um checklist para ir anotando todas as atividades.

6 – Tudo em seu tempo

Após alinhar seu objetivo com suas metas, lembre-se que cada meta tem prazo individual para ser cumprida. Esse prazo individual é conhecido como metas a curto prazo, metas a médio prazo e metas a longo prazo. Por exemplo:

  • Objetivo: ser âncora de um jornal televisivo;
  • Meta a curto prazo: estudar para passar no vestibular;
  • Meta a médio prazo: passar no vestibular;
  • Meta a longo prazo: formar-se;
  • Meta a longo prazo: especializar-se no meio televisivo.

7 – Seja positivo

Trabalhe o otimismo! Acreditar que é possível alcançar tudo o que deseja é essencial na busca. Não dê ouvidos às pessoas negativas, afinal, pensamentos como esses não acrescentarão nada em sua jornada.

O ato de traçar metas pode ser considerado como criar caminhos para chegar naquilo que se deseja. Quando elas são bem traçadas, fazem com que a jornada para a grande conquista seja mais tranquila e prazerosa.

Independente da área de atuação, traçar metas, sejam elas pessoais ou metas profissionais, é algo necessário para o ser humano. Ter um objetivo (ou vários) faz com que tenhamos motivação para acordar todos os dias e realizar tudo o que for necessário para concretizá-lo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *