Viajar: Conheça as vantagens para o corpo e mente

with Nenhum comentário
a-imagem-é-formada-por-um-mapa-mundi-com-diversos-alfinetes-anexados-nele-e-uma-mão-masculina-apontando-uma-das-localizações-do-mapa para viajar

Conhecer outro idioma, a gastronomia local, outras culturas, lugares e pessoas diferentes são exemplos de experiências proporcionadas ao viajar. Seja para descansar, a trabalho, com os amigos, sozinho ou com a família: independente do jeito, sempre vai se tratar de uma ótima oportunidade para conhecer e vivenciar outras realidades, pensar diferente e recarregar as energias. Para isso, é necessário estar aberto para as experiências e se permitir vivê-las.

Quando viajamos para longe de casa, saímos da zona de conforto, ou seja, nos afastamos dos hábitos e da rotina do dia a dia, dos amigos, dos familiares e de nossa casa. Sair da zona de conforto pode ser algo desafiador para algumas pessoas, pois as situações podem exigir posturas diferentes para lidar com cada acontecimento da melhor forma.

Por isso, viajar promove experiências e aprendizados que modificam a forma de como vemos os acontecimentos. Confira, a seguir, qual a importância do lazer e quais os benefícios que ele promove para as mais diversas áreas da vida.

Benefícios de viajar

Colabora na redução do estresse

Viajar faz bem para a saúde, promovendo melhorias em traços de estresse, por exemplo. Quando viajamos, as energias são recarregadas. Ao visitar novos lugares e ver outras realidades, os problemas da rotina são esquecidos, saem do foco. Dessa forma, quando separamos um período para conhecer um local novo, voltamos de viagem mais leves e motivados para voltar e resolver cada um deles.

Fortalece relacionamentos

Tão necessário quanto separar um tempo para vivenciar coisas novas sozinhos, a importância do lazer em família também é grande. Nada melhor do que passar um tempo perto de quem amamos, não é mesmo?

Quando viajamos com pessoas queridas como amigos e familiares, fortalecemos os relacionamentos e vivemos histórias que irão virar lembranças e memórias para toda a vida.

Possibilidade de aprender novos idiomas

Viajar faz bem para a alma e, muito além disso, enriquece o conhecimento dos indivíduos. Isso porque viajar para outros países permite que as pessoas conheçam e aprendam outros idiomas. É claro que você pode pesquisar e tentar aprender outras línguas em casa, mas nada melhor do que passar um tempo no país do idioma para praticá-la.

Quando convivemos diariamente com o idioma, o processo de aprendizagem é acelerado, pois temos proximidade constante com a língua. Além do enriquecimento pessoal, ter conhecimento em outros idiomas é algo muito importante para a área profissional, podendo colaborar na hora de melhores vagas de emprego, por exemplo.

Melhora as relações sociais

Dentre as diversas vantagens de viajar está a grande chance de conhecer novas pessoas e fazer novas amizades. Seja para pedir uma informação ou compartilhar experiências, viajar ajuda na socialização.

Além disso, também ajuda na capacidade de tolerância, pois pode acontecer, ao longo das viagens, de termos que lidar com pessoas diferentes com costumes, hábitos e valores distintos dos nossos.

É importante desenvolver a habilidade de tolerância para o desenvolvimento pessoal, pois, quando conseguimos entender e tolerar as diferenças, estamos mais abertos para as experiências e a viver aprendizados enriquecedores.

Dicas úteis para os viajantes

Crie roteiros de atividades

Aproveite cada segundo da viagem ao máximo! Antes de viajar, pesquise informações de locais que pode visitar, reúna dicas com amigos e familiares que já conheçam os lugares e aproveite, também, para informar-se onde estiver hospedado para conhecer todos os pontos interessantes. Alguns pontos interessantes que podem estar em seu roteiro são:

  • Restaurantes e cafés
  • Museus
  • Baladas noturnas
  • Parques
  • Shoppings e outlets

Escolha diferentes tipos de hospedagens

O conforto de um hotel é sempre bem vindo. No entanto, pesquise por hostels, pensões e albergues para hospedar-se. Esses locais, além de serem mais econômicos, também são ótimos para conhecer pessoas, fazer boas amizades e pegar dicas. É comum entre os viajantes economizar nas estadias para aproveitarem melhor as atividades e passeios que as viagens podem oferecer.

Comunique-se!

Independente de estar viajando com companhia ou sozinho, lembre-se que conversar é importante! Quando estamos abertos à uma boa conversa, as chances de conhecer pessoas legais e interessantes é alta, assim como de obter boas dicas e informações relacionadas ao local visitado.

Evite possíveis imprevistos

Para não acontecerem transtornos indesejados, faça cópias de seus documentos pessoais e guarde-os na bagagem de mão ou em sua bolsa. Uma outra opção é tirar fotos de cada um deles e deixar salvo no celular ou no e-mail. Isso colabora no caso de perda ou roubo dos documentos. Além disso, atente-se às informações relacionadas à bagagem permitida nos vôos, se for o caso. Evite ter bagagens em excesso, pois isso pode complicar na hora de carregá-las.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *